O crescente mercado de carros eletrificados no Brasil ganhará novos modelos em 2021. As montadoras sabem que precisam se adequar ao mercado e certamente investirão em novos produtos para não apenas expandirem suas vendas, mas também criarem uma cultura de carros menos poluentes por aqui.
Algumas montadoras, por exemplo, já eliminaram carros 100% a combustão de seu portfólio, como a Volvo, que tem todos os seus carros com a motorização híbrida plug-in (aqueles que precisamos carregar na tomada). Outras, como a Toyota, já são famosas por modelos consolidados há anos, como o Prius, o mais vendido do mundo, e o Corolla, o único no mundo que pode ser abastecido também com etanol.
Outras montadoras não tão familiarizadas com esse tipo de carro já prometeram que vão traze-los em 2021, sempre os posicionando como opções topo de gama em seu portfólio. Casos de Jeep, com os novos Renegade e Compass; a Kia, com o Niro; e, possivelvemente, a Honda com o novíssimo Fit híbrido.
O Canaltech já teve a oportunidade de avaliar alguns carros híbridos do mercado brasileiro e a eficiência que eles apresentam é o ideal para a nossa realidade, já que, por enquanto, os carros elétricos ainda carecem de melhor infraestrutura e preços mais acessíveis.
Com todo esse cenário, separamos os veículos híbridos que estão confirmados e outros que podem chegar ao Brasil em 2021.
5. Jeep Renegade 4xe híbrido
O SUV mais vendido do Brasil desde o seu lançamento, em 2015, ganhará a tão sonhada e necessária versão híbrida por aqui. Já confirmada pelo Grupo FCA antes mesmo da fusão com a PSA, o Jeep Renegade 4xe é uma realidade na Europa e vai pintar em solo tupiniquim ainda em 2021 — era para ter sido em 2020, mas a pandemia atrasou.
Com as mesmas medidas do atual Renegade, a variante híbrida receberá um novo motor turbo, o Firefly 1.3, que lhe renderia 130 ou 190cv, aliado a um motor elétrico de 60cv. Como sabemos, a soma das potências não reflete necessariamente a final. Portanto, esperemos por algo na casa dos 220cv, com 25,5kgf/m de torque instantâneo, o que daria ao jipinho uma agilidade ainda maior.
Ele será posicionado acima da versão Trailhawk, que faz uso do ótimo motor turbodiesel 2.0 de 170cv. Tal qual essa variante, ele terá transmissão automática (talvez do tipo CVT no mercado nacional) com tração integral sob demanda.
Com relação ao consumo, por ser um híbrido plug-in, devemos esperar algo na casa dos 25km/l, além da capacidade de rodar alguns quilômetros apenas com a bateria e o modo elétrico.
4. Toyota Corolla Cross
O SUV derivado do Corolla vem com uma clara missão: desbancar o Jeep Compass, utilitário médio mais vendido do Brasil e sucesso absoluto de mercado. Os predicados para isso não faltarão: o Corolla Cross terá mecânica confiável, preço competitivo e a motorização híbrida como opção.
Aqui, o powertrain escolhido pela Toyota será o motor híbrido leve que equipa o Corolla Altis Hybrid e o Prius, que entrega algo na casa dos 122cv e 30kgf/m de torque imediato. O consumo, no etanol, fica na casa dos 14km/l, enquanto na gasolina deve ser algo perto dos 20km/l.
No interior, também devemos ver o padrão encontrado no Corolla sedã, com o mesmo entre-eixos de 2,70m, com a diferença no porta-malas, que deverá ser um pouco menor. Já o design será uma perfeita mescla entre o três volumes e o RAV4, SUV mais popular da empresa e mais vendido do segmento no mundo.
O lançamento do Corolla Cross já foi confirmado para o primeiro semestre de 2021.
3. Honda Fit Hybrid
Apresentado no Japão em 2020, o Honda Fit é prometido para o Brasil entre o final de 2021 e o começo de 2022. Prova disso é que a Honda vai eliminar a versão atual do monovolume para dar lugar ao Honda City Hatch, que receberá um motor 1.0 turbo e deve iniciar uma nova era dentro dos carros da gigante japonesa por aqui.
Já o Fit chegaria em outro patamar. Sua versão híbrida é bem mais tecnológica e traz um ar premium, além de ser mais econômica. Já disponível na Europa, esse carro terá um motor 1.5 aspirado a combustão mais dois pequenos motores elétricos. Esse conjunto entrega 109 cv de potência, fazendo com que o Fit vá de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, com velocidade máxima de 175 km/h. O consumo médio é de 22,2 km/l.
Além disso, ele terá tecnologias de segurança bem interessantes, como 10 airbags, alerta de colisão frontal, sistemas de frenagem de emergência e controle de velocidade adaptativo.
2. Kia Niro Hybrid
Enquanto a Hyundai não dá pistas sobre a chegada de SUVs híbridos ou elétricos por aqui, a Kia, outra marca do grupo, já afirmou: vai trazer o Kia Niro para o Brasil. O carro será um crossover compacto que terá porte semelhante ao do finado Ford Eco Sport, mas com entre-eixos de sedã médio.
Quanto ao powertrain, o Niro será um híbrido plug-in, e vai aliar o famoso motor Kappa 1.6 aspirado e outro elétrico. Quando trabalhando juntos, a combinação é de 141 cv e 26,9 kgf/m de torque. Para rodar no modo elétrico, algo comum em carros desse tipo, a autonomia será de algo na casa dos 50 quilômetros.
Não há data para a chegada do Niro, mas será em 2021.
1. Jeep Compass 4xe híbrido
Tal qual seu irmão menor, o Compass também ganhou uma versão híbrida em solo europeu e ela foi confirmada para o Brasil em 2021. Por lá, são duas versões: uma com 190cv e outra com 240cv, que é a que deve chegar ao Brasil via exportação diretamente da Itália. Ambas conseguem uma autonomia de 50 quilômetros no modo elétrico, mas o consumo pode variar quando os motores à combustão são ativados, indo de 20 a 25 km/l.
O Jeep Compass 4xe vai chegar com a restilização prometida para o modelo brasileiro. Além de algumas mudanças externas, o interior será completamente novo, com uma central multimídia mais moderna e itens de segurança extras, como o alerta de permanência em faixa, câmera 360º e 10 airbags. Os controles de velocidade adaptativos e sistemas de frenagem autônomos já existem nos Compass atuais.
Assim como no Renegade, o Compass 4xe terá tração integral sob demanda e será posicionado acima da versão Trailhawk, que receberá um novo motor turbodiesel ainda mais forte e moderno. É esperada, também, uma versão 1.3 turbo que vai aposentar a ótima, mas beberrona, versão 2.0 aspirada.
Por Felipe Ribeiro
Fonte: Canaltech