Nos últimos dois anos, o serviço de carro por assinatura tem passado por um boom no Brasil. Locadoras de veículos tradicionais e empresas focadas nesse tipo de locação disputam mercado com montadoras de automóveis que passaram a oferecer a opção, como Fiat, Ford, Jeep, Mitsubishi, Toyota, VW e Audi.
Segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis(Abla), o setor registrou um aumento de 20,8% nos somente nos últimos 12 meses. Além disso, em janeiro de 2022, o número de carros locados por assinatura no Brasil era de 91 mil. Em outubro, esse número já havia aumentado para 110 mil. Os números impressionam. Mas, afinal, será que compensa mesmo aderir a um serviço de carro por assinatura? Confira.
Veja se o serviço de carro por assinatura é vantajoso para você
Ao obter o serviço de carro por assinatura é possível firmar um contrato de locação pelo período de 12, 24, 36 ou 48 meses, de acordo com as necessidades e o perfil do usuário. Ainda existe a possibilidade de utilizar a modalidade de cashback, que permite a entrega dos seu veículos próprio para pagar parte ou o total do contrato do uso do carro novo.
Além disso, ao final do contrato, o cliente pode renovar a assinatura e escolher outro modelo de carro. “Uma das vantagens é não se preocupar com uma alta parcela de entrada ou os juros de um financiamento. O ideal é que nas parcelas mensais, além do aluguel, estejam inclusos os valores de impostos, seguro e manutenção preventiva”, destaca André Campos, CEO da For You Fleet, locadora de veículos por assinatura.
“Quem opta por assinar um veículo tem a vantagem de ter sempre um carro zero km em mãos. Outra diferença é o prazo do contrato. Enquanto uma locação comum costuma durar um ou alguns dias, a assinatura de um veículo pode durar até 48 meses, além da opção de trocar de veículo após um ano de contrato”, ressalta.
Mas para realmente saber se o serviço será realmente vantajoso para você é preciso analisar todos os detalhes, visto que o custo da locação por assinatura pode ser ainda maior do que um financiamento de veículo, a depender do seu perfil de uso e do carro escolhido.
O serviço é uma boa opção para quem busca praticidade e qualidade, por poder proporcionar diferenciais como:
- Ampla opção de veículos – É importante que o locatário prefira um serviço que lhe permita escolher todos os detalhes do veículo a ser alugado, incluindo os itens opcionais. Assim, a satisfação com o serviço tende a ser maior.
- Atendimento Personalizado – Em locadoras por assinatura premium, o cliente tem à disposição o serviço de concierge, com profissionais responsáveis por fazer a gestão de sinistros e de manutenções preventivas e corretivas, inclusive com serviço de leva e traz, o que se traduz em uma economia preciosa de tempo com burocracias.
- Incentivo de fidelização/cashback – É possível desfrutar de vantagens quando o serviço de carro por assinatura oferece porcentagem de desconto em todo o contrato a quem apresentar novos clientes. Uma outra prática é a de aceitar um veículo seminovo como parte do acordo financeiro, reduzindo o valor das parcelas e ainda devolver um percentual em dinheiro para o cliente (cashback).
- Carro reserva – Poucas situações são tão frustrantes quanto pagar por um serviço e não usar. Por isso, algumas empresas de locação por assinatura disponibilizam carro reserva no caso de alguma eventualidade com o automóvel locado.
André Campos afirma que muitos clientes da For You Fleet têm optado pelo aluguel por assinatura não apenas para otimizar investimentos, mas também para testar um modelo de veículo antes de adquirir o bem.
“É comum ver pessoas locando carros híbridos, elétricos ou de um modelo específico para entender o desempenho, o uso e a viabilidade do automóvel. Então, nesse período de locação decide se é vantajoso adquiri-lo ou não”, explica.
Além desses pontos, uma locadora de veículos pode oferecer os serviços de consultoria, blindagem do veículo com empresas renomadas e confiáveis, concierge, assistência 24h, gestão de segurança, leva e traz, gestão de multas, seguro total, manutenção preventiva e corretiva, além da gestão de troca de pneus e seguro com coberturas em casos de danos materiais, morais e corporais.
“A locação de veículos vai muito além de entregar um carro bacana ao cliente. Por isso, é importante estar atento e escolher sempre uma locadora séria e comprometida com o público”, afirma o empresário.
A oferta de serviços é atrativa, porém é preciso analisar a questão financeira. Um carro como o Chevrolet Onix pode custar por volta de R$ 3 mil por mês, o que não é barato. Além de comparar o valor da locação com o de uma prestação de financiamento, deve-se levar em conta o custo mensal de manutenção, que no caso do carro próprio pode passar dos R$ 1 mil mensais e, na assinatura, corre por conta da locadora.
FONTE: GARAGEM 360