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Ainda há espaço para consolidação no mercado de locação de veículos, diz J.P. Morgan

Paulo Miguel Júnior, presidente do conselho da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, também acredita que haja espaço para novos negócios no setor

Apesar da Localiza e Unidas anunciarem que irão combinar as operações, o banco J.P. Morgan diz que ainda há espaço para consolidação do mercado de locação de veículos.

Segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), a Localiza detém 31% de participação e a Unidas, 16%, enquanto a Movida mantém 11%. “Considerando o mercado americano, a Enterprise, a maior companhia, possui cerca de 50% de participação de mercado, o que nos faz acreditar que ainda podemos ver uma consolidação adicional no Brasil”, escreve o analista Fernando Abdalla.

Ele acredita que o mercado pode ter uma primeira reação ligeiramente negativa em relação à ação da Movida, uma vez que a combinação da Localiza e Unidas cria um competidor ainda mais forte e alarga a lacuna em termos de tamanho e escala da frota. No entanto, destaca o analista, o setor de locação no Brasil ainda é fragmentado e as empresas estão desenvolvendo novos produtos que podem continuar a impulsionar o crescimento do volume a taxas atraentes.

“Vemos claramente espaço para dois competidores atuarem de forma lucrativa nesse negócio, como era quando a Movida começou a ganhar relevância há alguns anos (naquela época, a Locamerica não havia se fundido com a Unidas).”

Ele diz que no médio a longo prazo, a percepção da transação entre a Localiza e a Unidas pode ser de “um concorrente a menos para a Movida” e diz, ainda, que a ação da empresa já é negociada com desconto em relação a seus pares.

Sobre a aprovação do negócio pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Abdalla diz que “embora haja pouca visibilidade sobre a decisão neste momento, com base em fusões anteriores neste setor, são esperados alguns requisitos ou restrições impostos pela entidade antitruste, mas acredita-se que o negócio pode ir adiante.”

Entre as sinergias previstas, Abdalla cita o poder de barganha na compra de veículos com as montadoras, menores despesas gerais e administrativas, além de mais eficiência na operação de seminovos, com melhor nível de depreciação no médio prazo.

Paulo Miguel Júnior, presidente do conselho da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), também acredita que haja espaço para novos negócios no setor.

“Ainda temos muito espaço para o crescimento do mercado interno de locação e, em um segmento composto por mais de 10 mil locadoras, há uma tendência de concentração”, afirma o representante da associação. Ele cita dados apresentados pela Localiza sobre a perspectiva do mercado. “Dos incluindo 5 milhões de carros de frota no país, somente 500 mil carros estão terceirizados. Ainda há muito a ser desenvolvido nesse mercado”, afirma.

Miguel Júnior diz não saber como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai encarar a proposta de fusão. “É a fusão das duas maiores locadoras do mercado. Vejo um ganho de sinergia e escala, mas precisamos aguardar a aprovação dos órgãos reguladores até o fim do ano para sentir o impacto do negócio no setor. Hoje, Localiza e Unidas têm juntas 47% do mercado.

Por Raquel Brandão

Fonte: Valor Investe

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