spot_img
InícioMercadoAlugar com garantias: conheça as vantagens da locação de veículos para o...

Alugar com garantias: conheça as vantagens da locação de veículos para o agronegócio

Aluguel de veículos ajuda a reduzir custos com a produção e a distribuição de produtos de origem agrícola

O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira. Em 2021, o setor foi responsável por 27,4% do PIB brasileiro, além de registrar mais de US$ 102 bilhões em exportações, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).


Mas o avanço dos custos de produção tem colocado novos desafios para os produtores rurais, que têm buscado formas de se reinventar e reduzir os custos com a produção, com o objetivo de superar os obstáculos colocados pela crise econômica e, assim, garantir o máximo de eficiência em toda a cadeia produtiva. Uma dessas novas alternativas é a locação de veículos para as operações do setor.


Seja para o cultivo, plantio ou distribuição dos produtos, é importante dispor de uma frota de qualidade. Nesse sentido, o aluguel de veículos pode trazer diversos benefícios para o agronegócio, desde o acesso a veículos de alta performance e a redução dos custos operacionais.


Vantagens da terceirização da frota
A locação da frota tem sido vista por produtores rurais e cooperativas como uma oportunidade de reduzir custos com a produção e a distribuição de produtos agrícolas. Além da redução do investimento com a compra de veículos, a terceirização também evita os altos custos com manutenção, seguro e impostos da frota, que, nesse modelo, são de responsabilidade da empresa locadora.


Além disso, a locação de veículos, por ser um gasto fixo e previsível, permite uma economia nos gastos. Em frotas próprias, que exigem gastos variáveis com manutenção, não é possível ter uma previsibilidade dos custos nem uma garantia de retorno dos investimentos.


Dessa forma, economiza-se uma alta quantia, que pode ser revertida para o aprimoramento da cadeia produtiva, com a compra de materiais, equipamentos e insumos, que auxiliarão no aumento da produtividade e, consequentemente, dos lucros.


O aluguel de veículos para o agronegócio também possibilita uma maior flexibilidade no processo de escoamento e distribuição de produtos. O mercado agrícola é marcado por períodos de altas e baixas na cadeia produtiva, que variam desde questões climáticas ao acesso a insumos e equipamentos.


Em uma frota própria, nos períodos de baixa, em que não há necessidade de uma grande quantidade de veículos para as operações de entrega, grande parte da frota fica ociosa, o que não é vantajoso para os produtores


Com a terceirização, a gestão da frota não é afetada por esses momentos de oscilação. O aluguel de carro e outros veículos pode ser realizado em quantidades adaptadas às necessidades pontuais do produtor.


A locação também permite a diferenciação da frota. Nesse modelo, é possível ter acesso a veículos de alta qualidade, além de tecnologias de monitoramento e rastreamento da carga, do percurso e da duração do deslocamento. Assim, garante-se uma maior eficiência na entrega dos produtos agrícolas, que necessitam de um transporte mais ágil.

FONTE: CAPITAL NEWS

Notícias mais lidas