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Carro elétrico: nova bateria promete 1,5 mil quilômetros de autonomia

Veja como funcionam e quais as vantagens das novas baterias sólidas, que equiparão carros elétricos e híbridos nos próximos anos

Diferente das baterias de íons de lítio usadas atualmente, a nova bateria que equipará carros elétricos nos próximos anos, substitui o eletrólito líquido por um eletrólito sólido, tornando a transferência de elétrons mais eficiente.

Assim, as baterias sólidas tendem a ser uma escolha mais econômica e segura, além de gerarem maior autonomia para os carros elétricos e melhor desempenho.

Quais são as vantagens da bateria sólida?

Carros elétricos ficam mais leves com as baterias sólidas Foto: Chevrolet/Divulgação

A primeira vantagem é que a bateria sólida tem densidade energética maior, ou seja, pode armazenar mais energia em um pacote de células menor.

Com isso, a bateria e, consequentemente, o carro ficam mais leves, conseguindo atingir uma maior autonomia com menor gasto energético. 

BMW iX xDrive50 Sport é o elétrico com maior autonomia do Brasil Foto: BMW / Divulgação

O resultado disso é que, de acordo com a Toyota, as novas baterias sólidas armazenam energia suficiente para garantir autonomia de até 1,5 mil quilômetros com uma única carga.

Para entender melhor a dimensão deste valor, vamos tomar como exemplo o modelo com maior autonomia do mercado nacional, o BMW iX xDrive 50. O veículo promete 528 quilômetros de autonomia, ou seja, três vezes menos que as baterias sólidas prometem proporcionar.  

Além da autonomia, bateria sólida deve ter boa vida útil

Autonomia dos carros elétricos aumentará quase três vezes com nova tecnologia Foto: BYD / Divulgação

A durabilidade das baterias é um fator decisivo na hora do comprador optar – ou não – por um modelo elétrico. Porém, ao que tudo indica, com a chegada das baterias sólidas, isso não será mais um problema. 

O motivo é que, de acordo com os testes da Volkswagen, a nova bateria atingiu 500 mil quilômetros de durabilidade e perdeu apenas 5% de capacidade energética após realizar mil ciclos de recarga.

Líquido de bateria é inflamável e, em altas temperaturas, pode causar incêndios Foto: Riley Edwards/Unsplash/CC

Além disso, a bateria apenas com compostos sólidos é uma ótima solução para sanar os temidos incêndios em carros elétricos, já que suporta temperaturas mais altas e não traz líquido inflamável no seu interior, como as atuais de íons de lítio que, muitas vezes, tem início pelo combo: alta temperatura e vazamento do líquido inflamável. 

E quando a nova tecnologia chega ao mercado?

Fábrica da Ganfeng já produz as novas baterias sólidas desde 2023 Foto: Ganfeng Lithium / Divulgação

Segundo a Toyota, seus primeiros carros híbridos e elétricos com baterias sólidas chegarão ao mercado daqui a pelo menos três anos, em meados de 2027.

Já a empresa chinesa exploradora de lítio Ganfeng afirmou que está produzindo as novas baterias desde o ano passado e deve começar a disponibilizá-las já em 2026.

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