Uma nova modalidade de aluguel de carro desponta no mercado. Não se trata de um aluguel comum, em que se faz um acordo por alguns dias e se paga um valor pré-determinado pela locadora, nem de compartilhamento de veículos. A novidade é o plano por assinatura.
Por contemplar um período maior de aluguel, as taxas são menores. Elas incluem as vantagens da locação comum, como zero despesas com impostos, manutenção e seguro.
O consultor financeiro César Karam, que tem formação em cursos específicos de Bolsa de Valores e possui MBA em administração pela Fundação Getúlio Vargas, decidiu colocar tudo isso na ponta do lápis para verificar se a nova modalidade é vantajosa para os motoristas. Ele fez uma simulação de um plano de assinatura e o comparou com o gasto médio de um veículo próprio.
“Escolhi fazer a pesquisa com o Chevrolet Onix Hatch, por ser o carro mais vendido do Brasil desde 2015. Pela simulação, o banco Itaú (a melhor cotação encontrada na época da pesquisa) pede entrada mínima de R$ 5.394 e financiamento de R$ 51.028,52. Em 48 vezes, com a taxa de juros de 1,65%, cada prestação mensal fica em R$ 1.568,19. O custo total é de R$ 80,667,12”, detalha.
O profissional projetou gastos para quatro anos de uso, o equivalente a 100 mil km rodados. Ele incluiu custos como troca pneus (R$ 5.700 para três substituições), manutenção (R$ 6.116), IPVA e demais taxas (R$ 8.152), seguro (R$ 13.620,40) e calculou a desvalorização média de 9% ao ano (R$ 20.312,11). “Ao final dos quatro anos, conseguiria vender esse carro por R$ 36.110,41. Descontando esse valor, chega-se a um gasto médio de R$ 78.145,11 por quatro anos de uso, ou R$ 19.536,28 por ano”, revela.
Para ter a comparação, o especialista fez um levantamento com a empresa Localiza (melhor cotação encontrada na época da pesquisa) com dados do mesmo veículo, um Chevrolet Onix Hatch. “Para a assinatura, a companhia cobra R$1.506 ao mês. Em 48 vezes, ou quatro anos, o valor fica em R$ 55.152. Subtraindo o total gasto com o carro financiado (R$78.145,11) percebe-se que há uma economia de R$ 22.993,11 no período”, afirma César. “Ao analisarmos as duas possibilidades, observamos que no financiamento o cliente tem um gasto anual de R$19.536,27, enquanto na assinatura o valor cai para R$13.788,00, praticamente um ano grátis, na comparação com a modalidade financiada”, completa.
Carros mais baratos do Brasil
Na galeria, veja os modelos mais baratos do País.
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Kwid-1.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Kwid-2.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Mobi-1.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Mobi-2.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Uno-1.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Uno-2.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Hb20-1.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Hb20-2.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Grand-Siena-1.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Grand-Siena-2.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Gol-1.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Gol-2.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Sandero-1.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Sandero-2.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Fox-1.jpg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Fox-2.jpg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Onix-1.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Onix-2.jpg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/HB20S-1.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/HB20S-2.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/UP-1.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/UP-2.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Onix-sedan-1.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Onix-sedan-2.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Logan-1.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Logan-2.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Saveiro-1.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Saveiro-2.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Versa-1.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Versa-2.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Etios-1.jpg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Etios-2.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Polo-1.jpg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Polo-2.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Joy-plus-1.jpeg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Joy-plus-2.jpg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Argo-1.jpg)
![](https://www.frotaemfoco.com.br/wp-content/uploads/2021/02/Argo-2.jpg)
Fonte: Garagem 360