Câmbio automático faz os carros gastarem mais combustível?
Foto: Marlos Ney Vidal
Levantamento com base nos números do Inmetro mostra que, em alguns veículos, o gasto de combustível é equivalente, independentemente do tipo de câmbio
Até não muito tempo atrás, os motoristas brasileiros rejeitavam os carros automáticos: um dos motivos seria o consumo de combustível bem mais alto que o dos similares equipados com transmissão manual. Os tempos mudaram e, na última década, a caixa automática dominou o mercado. Desde o ano passado, ela está presente na maioria dos automóveis zero-quilômetro vendidos no país. Porém, a questão do gasto de combustível ainda causa receio em alguns consumidores.
Afinal, essa desconfiança tem fundamento? O VRUM consultou as tabelas do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, do ano de 2024, para esclarecer essa questão. Abaixo, a reportagem enumera os dados de consumo de todos os carros que, com a mesma motorização, oferecem os dois tipos de caixa de marchas, manual e automática.
Compare o consumo dos carros manuais com os automáticos
De antemão, os números mostram que, na maioria dos casos, os carros automáticos têm, sim, consumo de combustível mais elevado. Porém, há exceções: dos 12 automóveis pesquisados, quatro apresentaram gastos de combustível praticamente iguais, independentemente do tipo de câmbio, com variações mínimas a favor de um ou de outro. Confira os dados e, mais abaixo, entenda por que isso acontece:
1- Chevrolet Onix
Além do Onix Plus, o hatch também é um dos carros mais econômicos do paísFoto: Reprodução
Consumo
Chevrolet Onix LT MT6
Chevrolet Onix LT AT6
Etanol cidade (km/l)
9,1
8,3
Etanol estrada (km/l)
11,1
10,4
Gasolina cidade (km/l)
13,1
11,6
Gasolina estrada (km/l)
16,1
14,9
Consumo energético (MJ/km)
1,50
1,66
2- Chevrolet Onix Plus
Dentre os veículos à combustão, o Onix Plus é o mais econômicoFoto: Chevrolet / Divulgação
Consumo
Chevrolet Onix Plus LT MT6
Chevrolet Onix Plus LT AT6
Etanol cidade (km/l)
9,3
8,6
Etanol estrada (km/l)
11,8
11,1
Gasolina cidade (km/l)
13,4
12,1
Gasolina estrada (km/l)
16,9
15,8
Consumo energético (MJ/km)
1,44
1,58
3- Chevrolet Montana
A Chevrolet Montana possui menor capacidade de carga que outras mais baratas no segmentoFoto: Chevrolet/Divulgação
Consumo
Chevrolet Montana LT MT6
Chevrolet Montana LTZ AT6
Etanol cidade (km/l)
8,3
7,7
Etanol estrada (km/l)
9,6
9,3
Gasolina cidade (km/l)
12,0
11,1
Gasolina estrada (km/l)
13,6
13,3
Consumo energético (MJ/km)
1,70
1,81
4- Fiat Argo
Fiat ArgoFoto: Jorge Lopes/EM/D.A Press
Consumo
Fiat Argo Trekking MT5
Fiat Argo Trekking CVT7
Etanol cidade (km/l)
9,1
8,9
Etanol estrada (km/l)
10,0
10,1
Gasolina cidade (km/l)
12,6
12,7
Gasolina estrada (km/l)
14,1
13,9
Consumo energético (MJ/km)
1,60
1,60
5- Fiat Cronos
Fiat CronosFoto: Jorge Lopes/EM/D.A Press
Consumo
Fiat Cronos Drive MT5
Fiat Cronos Drive CVT7
Etanol cidade (km/l)
9,0
9,3
Etanol estrada (km/l)
10,9
11,0
Gasolina cidade (km/l)
12,8
13,3
Gasolina estrada (km/l)
15,5
15,0
Consumo energético (MJ/km)
1,53
1,50
6- Fiat Pulse
O Fiat Pulse é construído sobre a mesma plataforma do Argo, mas com dimensões um pouco diferentesFoto: Jorge Lopes/EM/D.A Press
Consumo
Fiat Pulse MT5
Fiat Pulse Drive CVT7
Etanol cidade (km/l)
9,0
8,8
Etanol estrada (km/l)
10,4
10,6
Gasolina cidade (km/l)
12,5
12,5
Gasolina estrada (km/l)
14,7
14,5
Consumo energético (MJ/km)
1,58
1,58
7- Fiat Strada
Com motor 1.3, Fiat Strada tem opção de câmbio manualFoto: Jorge Lopes/EM/D.A Press
Consumo
Fiat Strada Volcano MT5
Fiat Strada Volcano CVT7
Etanol cidade (km/l)
9,0
8,7
Etanol estrada (km/l)
9,8
10,5
Gasolina cidade (km/l)
12,7
12,4
Gasolina estrada (km/l)
13,9
13,8
Consumo energético (MJ/km)
1,61
1,62
8- Hyundai HB20
Hyundai HB20Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press
Consumo
Hyundai HB20 Comfort MT6
Hyundai HB20 Comfort AT6
Etanol cidade (km/l)
9,4
8,3
Etanol estrada (km/l)
10,6
9,9
Gasolina cidade (km/l)
13,4
11,8
Gasolina estrada (km/l)
14,5
14,0
Consumo energético (MJ/km)
1,52
1,69
9- Hyundai HB20S
HB20S é o oitavo lugar da lista de carros mais econômicos do país, com consumo de 1,52MJ/kmFoto: Hyundai / Divulgação
Consumo
Hyundai HB20S Comfort MT6
Hyundai HB20S Comfort AT6
Etanol cidade (km/l)
9,2
8,3
Etanol estrada (km/l)
10,7
9,9
Gasolina cidade (km/l)
13,1
11,7
Gasolina estrada (km/l)
14,8
13,9
Consumo energético (MJ/km)
1,53
1,70
10- Renault Duster
Renault Duster tem consumo significativamente maior quando equipado com o câmbio CVTFoto: Renault/Divulgação. .
Consumo
Renault Duster Intense MT5
Renault Duster Intense CVT
Etanol cidade (km/l)
8,1
7,2
Etanol estrada (km/l)
8,5
8,1
Gasolina cidade (km/l)
11,6
10,5
Gasolina estrada (km/l)
12,3
11,5
Consumo energético (MJ/km)
1,81
1,99
11- Volkswagen Polo
De acordo com a calculadora, VW Polo fica quase R$ 800 mais barato por assinaturaFoto: vw / Divulgação
Consumo
Volkswagen Polo TSI MT5
Volkswagen Polo Comfortline TSI AT6
Etanol cidade (km/l)
9,5
8,5
Etanol estrada (km/l)
11,3
10,6
Gasolina cidade (km/l)
13,7
12,5
Gasolina estrada (km/l)
16,1
15,1
Consumo energético (MJ/km)
1,45
1,59
12- Volkswagen Virtus
Volkswagen Virtus com motor 170 TSI pode ser adquirido tanto com câmbio manual quanto com caixa automáticaFoto: Lara Moreno/EM/D.A Press
Consumo
Volkswagen Virtus TSI MT5
Volkswagen Virtus TSI AT6
Etanol cidade (km/l)
8,9
8,4
Etanol estrada (km/l)
10,8
10,5
Gasolina cidade (km/l)
12,5
12,1
Gasolina estrada (km/l)
15,4
14,8
Consumo energético (MJ/km)
1,56
1,63
Por que alguns carros automáticos têm consumo maior e outros não?
Os leitores mais atentos devem ter percebido que todos os carros automáticos que apresentaram índices semelhantes de consumo de combustível tanto com o câmbio manual quanto com o automático – no caso, Fiat Argo, Cronos, Pulse e Strada – têm a mesma mecânica. O conjunto inclui motor 1.3 de aspiração natural e câmbio do tipo CVT, com relações continuamente variáveis, fornecido pela Aisin. E esse segundo item é justamente o ponto determinante da questão.
O engenheiro Sandro Soares, da engenharia do Grupo Stellantis, detentor da marca Fiat, esclarece que o funcionamento desse tipo de câmbio que favorece o consumo. É que o CVT não fica fixo nas mesmas marchas. Assim, quando o motorista está em velocidade constante, sem aumentar a carga aplicada ao pedal do acelerador, a caixa vai variando o diâmetro das polias com a correia até alcançar a relação mais longa possível para a potência demanda.
“”O CVT não tem relações fixas de marchas (…). Como ele vai alongando as relações, acaba gerando economia.” por Sandro Soares, engenheiro do Grupo Stellantis
Soares lembra que o câmbio CVT da Fiat emula sete marchas, mas, mesmo assim, esse efeito não é constante. Dependendo da situação, ele mantém a citada característica de alongar ao máximo as relações, reduzindo o giro do motor e, consequentemente, poupando combustível. Por fim, o engenheiro afirma que um dos objetivos durante o desenvolvimento foi justamente o de fazer com que os carros em questão, mesmo automáticos, obtivessem consumo semelhante aos similares manuais.
Há de se considerar, ainda, o caso do Renault Duster, que está entre os carros com câmbios automáticos do tipo CVT, mas apresenta consumo significativamente menor quando vem equipado com câmbio manual. Nesse caso, questões como as relações do diferencial, acerto eletrônico e até o peso do próprio veículo, que chega a 1.277kg, podem explicar tal diferença.