A partir desta quarta-feira (10), o aplicativo que oferece assinatura e aluguel de carros por diferentes períodos, inclusive meia-diária (12h) passou a funcionar em Curitiba. O app chamado V1 é o primeiro deste ramo a chegar na capital.
De acordo com os organizadores, a iniciativa chega em um período o qual Curitiba passa por uma maior conscientização a respeito de como os veículos particulares – principalmente os que são utilizados por apenas uma pessoa – prejudicam o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas como um todo. Como uma forma de evitar os reflexo de tais problemas, o app garante aluguel de carros 100% digital e veículos por assinatura.
A frota terá cerca de 100 veículos de vários portes e inúmeras aplicabilidades. Entre eles, os hatchs compactos e 1.0 Fiat Uno, Chevrolet Onix (nos modelos Joy e LT), a minivan 7 lugares GM Spin, o sedan Toyota Corolla, a SUV Volkswagen T-Cross automática e dois veículos utilitários que serão uma facilidade para quem precisa transportar utensílios, ir para o campo ou, simplesmente, necessita de mais espaço: a Fiat Fiorino Furgão e a pick-up Toyota Hilux 4×4.
Como vai funcionar
Segundo a empresa, o processo de locação é simples: após o download do app e cadastro inteiramente on-line, o cliente já pode selecionar a modalidade de aluguel e período de contratação. Após o cadastramento de um cartão de crédito válido, o aluguel é efetuado. Em seguida, basta encontrar o veículo no ponto de coleta selecionado, escanear o QRCode localizado no parabrisa e abrir a porta do carro via bluetooth direto do celular. O próprio cliente faz uma
rápida checagem do estado do veículo, podendo, inclusive, tirar fotos de possíveis avarias.
Ao locar um veículo, o cliente poderá retirar e devolver o automóvel em uma das estações V1 espalhadas pela cidade, além de contar com um serviço exclusivo de leva e traz. Nesta modalidade, o cliente seleciona dia, horário e local e um funcionário V1 levará o automóvel para locação, assim como poderá buscá-lo quando a locação terminar. Nesse momento, aliás, o veículo passa por um serviço completo de higienização e desinfecção para que, a partir daí, possa estar disponível novamente na plataforma.
“A frota V1 é formada por carros cuidadosamente selecionados, com menos de um ano de uso e inteiramente automatizada, já que o acesso ao veículo é realizado via QRCode e o motorista encontra as chaves no porta-luvas do automóvel. Outro serviço exemplar é o nosso cuidado com a higienização entre cada locação, assegurando uma entrega segura e de qualidade”, COMPLEMENTA A DIRETORA EXECUTIVA DA vix, PATRÍCIA CHIEPPE.
.
Além de ser mais vantajoso financeiramente, a empresa destaca que essa modalidade elimina toda a burocracia que envolve a compra e a venda de um zero quilômetro, como documentação, desgaste de peças e desvalorização. No modelo de assinatura, o cliente tem a opção de escolher planos que variam entre um e dois anos, e entre 500 km e 2.000 km de franquia para rodar por mês.
O pagamento é feito mensalmente no cartão de crédito e já inclui toda a documentação (IPVA, licenciamento e emplacamento), proteção, manutenção preventiva e revenda. Ao final do período, o veículo é devolvido e o cliente tem a opção de assinar um novo carro zero-quilômetro.
Fonte: RIC Mais