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Comparativo: como o Toyota Corolla Cross se sai diante do Jeep Compass e do VW Taos?

Comparamos os atributos dos três principais modelos do segmento que prometem abalar 2021

Toyota Corolla Cross mal chegou ao mercado e já precisa encarar uma concorrência de peso. O lançamento vai bater de frente com dois rivais respeitáveis: o Jeep Compass, líder da categoria, e o inédito Volkswagen Taos.

A disputa fica ainda mais acirrada se levarmos em conta que o modelo da Stellantis será atualizado muito em breve. O Compass passará por uma reestilização discreta, mas receberá uma versão anabolizada do motor 1.3 Firefly turbo, enquanto a VW já abre caminho no seu catálogo para preparar a chegada.

O Toyota Corolla Cross mais vendido será o XRE 2.0 — Foto: Renan Sesick/Autoesporte
O Toyota Corolla Cross mais vendido será o XRE 2.0 — Foto: Renan Sesick/Autoesporte

Para antecipar a disputa que deve dominar o semestre, Autoesporte reuniu todas as informações do trio para ver quem, ao menos no papel, se sai melhor. Acompanhe esse comparativo um pouco fora do comum, quesito por quesito, a seguir:

Potência

Levamos em conta as versões mais vendidas de cada modelo, o que tirou o anêmico Corolla Cross híbrido de cena. O 2.0 16V aspirado do Toyota impressiona pelo vigor, com até 177 cv sem qualquer tipo de sobrealimentação. Mesmo assim, ele não foi páreo pros (pelo menos) 180 cv do novo Compass turbo. O 1.3 16V Firefly, aliás, é tão evoluído que superou até o consagrado 1.4 TSI da Volkswagen.

Potência

Novo Compass1.3 16V Turbo – 180 cv
Corolla Cross2.0 16V – 177/169 cv
VW Taos1.4 16V Turbo – 150 cv
Fonte: Fabricantes

E pode melhorar: fontes da Stellantis apontam que a versão flex do motor irá superar com relativa facilidade os 180 cv da variante a gasolina do propulsor.

O Firefly 1.3 16V turbo tem mais tecnologia que o 1.4 TSI da VW — Foto: Divulgação
O Firefly 1.3 16V turbo tem mais tecnologia que o 1.4 TSI da VW — Foto: Divulgação

Vencedor: Novo Jeep Compass

Torque
Potência alta torna o carro mais rápido, mas é o torque que dá o vigor tão valorizado pelo consumidor, especialmente em trânsito urbano e em baixas e médias rotações. Este é um dos motivos, aliás, que fez o turbo cair no gosto do brasileiro.

Torque

Novo Compass27,5 kgfm a 1.850 rpm*
Corolla Cross21,4 kgfm a 4.400 rpm
VW Taos25,5 kgfm a 1.500 rpm
Fonte: Fabricantes
*Estimado
Mesmo aspirado, o 2.0 do Corolla tem quase 180 cv — Foto: Divulgação
Mesmo aspirado, o 2.0 do Corolla tem quase 180 cv — Foto: Divulgação

O Corolla Cross se dá bem porque, apesar de ser aspirado, tem cilindrada maior. Mesmo assim, sua força ainda é inferior ao dos rivais turbo. E, novamente, o Compass sai na frente.

Vencedor: novo Jeep Compass

Câmbio
A caixa automática é praticamente obrigatória no segmento. O novo Compass vai manter o mesmo conjunto do modelo atual, que é igual ao do Taos. O câmbio automático convencional de seis marchas da dupla é eficiente e já provou sua robustez, mas não conseguem superar o sistema do Corolla Cross.

Câmbio

Novo CompassAutomático, 6 marchas
Corolla CrossAut., CVT, 10 marchas
VW TaosAutomático, 6 marchas
Fonte: Fabricantes

Ao incluir uma marcha fixa junto ao tradicional CVT, a Toyota conseguiu dar mais vigor ao sistema sem abrir mão da eficiência. E, para quem gosta do prazer de trocar as marchas, há simulação de nove relações, somadas à 1ª “real’.

O câmbio do Corolla Cross tem dez marchas, sendo a primeira fixa — Foto: Divulgação
O câmbio do Corolla Cross tem dez marchas, sendo a primeira fixa — Foto: Divulgação

Vencedor: Corolla Cross

Suspensão
Não é justo avaliar a calibração de dois carros que sequer chegaram às lojas — é possível que o Compass passe por ajustes por conta da mudança de peso do trem de força. Então vamos focar na parte analítica dos sistemas.

Tanto Taos como o Compass têm suspensão independente nas quatro rodas — Foto: Divulgação
Tanto Taos como o Compass têm suspensão independente nas quatro rodas — Foto: Divulgação

Tanto o Jeep quanto o Volkswagen usam suspensão independente nas quatro rodas. Esse conceito, apesar de mais caro, permite um melhor controle do contato dos pneus com o solo e dá mais meios para que os engenheiros encontrem o melhor equilíbrio entre conforto e estabilidade. Por outro lado, o eixo de torção do Corolla Cross tem mais limitações, e deixa o Toyota atrás dos rivais.

Vencedor: novo Jeep Compass e VW Taos (empate)

Dimensões
Aqui a diferença entre os três é tão pequena que não fizemos o arredondamento padrão ao colocarmos as principais medidas de cada veículo. Também consideramos as medidas do Compass Sport atual — os novos para-choques e ajustes na suspensão até podem alterar os números do modelo 2022, mas não haverá impacto para os ocupantes.

Medidas

ComprimentoAlturaLarguraEntre-eixos
Jeep Compass4,394 m1,629 m1,82 m2,636 m
Corolla Cross4,46 m1,62 m1,825 m2,64 m
VW Taos4,461 m1,626 m1,841 m2,68 m
Fonte: Fabricantes

O número que mais importa para os passageiros, aliás, é o entre-eixos, enquanto um comprimento normal pode se refletir em um carro mais prático para manobrar. Mas como há menos de 7 cm de diferença entre as medidas externas do trio, podemos considerar um empate. Por outro lado, os 4,4 cm extras que o Taos oferece na cabine podem ser a diferença entre joelhos encostados no banco dianteiro ou conforto para quem viaja atrás.

Vencedor: VW Taos

Porta-malas
De longe, um dos quesitos mais valorizados pelas famílias. Não à toa, as fabricantes fazem todo tipo de malabarismo para entregar o melhor número. Vale até divulgar o volume com a bagagem até o teto, tampando o vidro traseiro.

Porta-malas

Jeep Compass410 litros
Corolla Cross440 litros
VW Taos498 litros
Fonte: Fabricantes

A VW jura de pés juntos que os enormes 498 litros do Taos foram aferidos pelo método padrão, até o tampão do compartimento. Mas ela até tem uma margem de erro boa, já que os outros dois rivais estão bem distantes. O Corolla Cross estacionou nos 440 litros, por culpa do estepe temporário, enquanto o Compass atual para nos 410 l.

A VW garante que o Taos leva quase 500 litros no compartimento sem obstruir a visão do motorista — Foto: André Schaun
A VW garante que o Taos leva quase 500 litros no compartimento sem obstruir a visão do motorista — Foto: André Schaun

O Jeep ainda pode apelar para recursos como pneus run-flat e kit de reparo para chegar próximo dos 438 l da versão europeia, mas, ainda assim, fica atrás do rival argentino.

Vencedor: VW Taos

Itens de segurança
Felizmente este é um quesito nivelado por cima. Todos os três modelos dão um show na lista de equipamentos de segurança ativa e passiva: ESC, airbags de cortina e laterais e múltiplos assistentes de condução semiautônoma.

O Taos terá controlador de velocidade adaptativo, mas não assistente de manutenção de faixa — Foto: Divulgação
O Taos terá controlador de velocidade adaptativo, mas não assistente de manutenção de faixa — Foto: Divulgação

O sétimo airbag, para o joelho do motorista, do Corolla Cross não é mérito: sua presença indica que a fabricante não conseguiria evitar o contato da perna do condutor com o painel em caso de acidentes, algo que zera automaticamente a pontuação do veículo pelos padrões atuais do NCAP.

Por outro lado, todos têm frenagem autônoma de emergência, alerta de veículo no ponto cego, aviso de tráfego cruzado e controlador de velocidade adaptativo em ao menos uma versão ou como opcional. Ainda é cedo para saber como esses itens serão posicionados dentro da gama, mas a opção da Toyota em oferecer os acessórios apenas na versão híbrida, menos vendida, é um ponto negativo.

Isso fez com que o Corolla Cross perdesse uma vitória garantida, já que seu assistente de manutenção de faixa é mais eficiente que o do Compass (o Taos não dispõe do recurso) e lhe daria o título neste quesito. Mas, como não dá para ter a versão 2.0 do modelo com esses itens essenciais, o Jeep se sai vitorioso, por ser capaz de se manter no centro da faixa de rolamento, ao contrário do VW.

Vencedor: novo Jeep Compass

Itens de conforto
Outro quesito onde os três modelos brilham pela quantidade de equipamentos disponíveis. E, novamente, um ponto onde o Corolla Cross fica fora da jogada: bancos elétricos, ar-condicionado de duas zonas, painel (parcialmente) digital e teto-solar só estão disponíveis nos pacotes híbridos.

O interior do Compass passou por uma reformulação completa e ficou mais requintado — Foto: Divulgação
O interior do Compass passou por uma reformulação completa e ficou mais requintado — Foto: Divulgação

Todos dispõe de mimos como chave presencial e ar-condicionado automático, e nossa aposta pessoal é que tanto Taos quanto o novo Compass deverão ofertar os itens desde as versões iniciais, incluindo o climatizador com duas zonas de temperatura. Também espere sensores de chuva, crepuscular e de ré — ainda, que bizarramente, o Corolla Cross 2.0 tenha somente dois sonares no para-choque traseiro.

O interior do Taos poderá ser bicolor, mas multimídia é inferior ao usado no antigo Tiguan Comfortline — Foto: Divulgação
O interior do Taos poderá ser bicolor, mas multimídia é inferior ao usado no antigo Tiguan Comfortline — Foto: Divulgação

O embate é intenso entre Jeep e VW, que podem incluir teto-solar panorâmico, quadro de instrumentos digital e banco com ajuste lombar; o freio de estacionamento elétrico da dupla destoa do mecanismo por pedal do Toyota.

Carregador de celular por indução, multimídia com tela ampla e quadro de instrumentos digital só intensificam a disputa cabeça a cabeça dos “finalistas”. O campeão seria definido nos detalhes, como quantidade de entradas USB e eficiência do multimídia (só o Compass dispõe de integração Android Auto e AppleCarPlay sem fio), mas a falta de detalhes do Jeep poderia lhe dar uma vitória injusta. Por isso, o embate entre a dupla

Vencedor: novo Jeep Compass e VW Taos (empate)

Veredicto
A impossibilidade de avaliar desempenho e consumo dificulta uma análise completa, mas neste primeiro momento o Jeep Compass sai campeão por um ponto a mais que o Taos.

Pontuação final

Novo Compass5 pontos
Corolla Cross1 ponto
VW Taos4 pontos

A diferença mostra que a VW terá trabalho para tomar a liderança da Jeep, que, por sua vez, precisará focar no custo-benefício para se manter na frente. E a Toyota, apesar de surpreender com o Corolla Cross híbrido, logo precisará pensar em uma versão 2.0 mais equipada, capaz de superar seus novos rivais.

Por Rodrigo Ribeiro

Fonte: Autoesporte

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