spot_img
InícioMercado"Elon Musk brasileiro" quer brigar com BYD pela fábrica da Ford na...

“Elon Musk brasileiro” quer brigar com BYD pela fábrica da Ford na Bahia

Segundo a Lecar, ainda é possível assumir o terreno e as instalações que foram da Ford

Lecar, empresa brasileira que ficou conhecida por apresentar um projeto de carro elétrico inspirado na Tesla, pode entrar no caminho da BYD. Isso porque a fabricante gaúcha, cujo dono se autodenomina “Elon Musk brasileiro” demonstrou interesse em assumir a fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia.

Segundo a Lecar, há um aviso de chamamento público vigente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado permitindo que terceiros demonstrem interesse em assumir o terreno e as instalações que foram da Ford, mas retornaram ao governo do estado.

A BYD já anunciou a compra da fábrica da Ford — Foto: Divulgação

“Não iremos nos manifestar sobre esse tema, nossa recomendação é que entrem em contato com o Governo da Bahia para entender o processo.”

Autoesporte procurou o Governo da Bahia, que ainda não respondeu.

Entenda o caso

O terreno foi vendido para o governo da Bahia, tendo a chinesa BYD manifestado interesse em desenvolver sua atividade na área através do Processo Administrativo n°015.4020.2023.0003718-24. Este documento foi publicado no dia 30 de janeiro e, segundo o registro, os interessados poderão enviar propostas em um prezo de 30 dias, portanto, está válido o dia 1º de março.

E a Lecar também protocolou uma manifestação de interesse em adquirir a área. A empresa, que tem sede administrativa em São Paulo, está criando sua primeira fábrica em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, para produção do Model 459, pretende estabelecer em Camaçari a montagem de seu segundo veículo, um carro elétrico na faixa dos R$ 100 mil e 300 km de autonomia.

Lecar Model 459 será o primeiro carro da fabricante — Foto: Divulgação

Flávio Figueiredo Assis, fundador da Lecar, esteve pessoalmente no local, onde avaliou a qualidade dos equipamentos e de todo o ecossistema no entorno. “Trata-se de uma área nobre, a apenas 25 km de Salvador, 35 minutos do aeroporto, em um polo industrial maduro e desenvolvido com vários fornecedores automobilísticos. Todo esse potencial precisa continuar gerando riquezas para o nosso país”, pontua o empresário que ainda disse que todos os equipamentos estão em ótimo estado de conservação.

Após protocolar o interesse na compra da fábrica junto ao governo da Bahia, a Lecar aguarda a conclusão do processo, que está no prazo de manifestação pública. “Iremos contratar fornecedores locais e priorizar a contratação dos ex-funcionários da Ford, valorizando a mão de obra da região. Nosso compromisso é recuperar as demissões causadas pelo fechamento da fábrica, gerando emprego e renda prioritariamente aos baianos”, finaliza.

Notícias mais lidas