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Guia do carro elétrico: 7 dúvidas para tirar antes de comprar o primeiro

Muitos brasileiros estão comprando o seu primeiro carro elétrico. Você é um deles? Eis o que você precisa saber

A enxurrada de lançamentos de carros elétricos no Brasil traz de carona uma série de dúvidas e questões, especialmente para quem está comprando um pela primeira vez. Bateria de carro elétrico vicia como a de celular? Posso carregar na tomada de casa? A manutenção é mais barata do que a de carro a combustão? Dá menos problema?

Para desmistificar a complexidade do carro elétrico de uma vez por todas, Autoesporte entrevista o especialista Nelson Fernando da Silva, pós-graduado em Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos e sócio da Dotta VHE, empresa de consultoria e treinamento em veículos híbridos e elétricos. Fizemos a ele oito perguntas.

1) A bateria do carro elétrico é igual à do celular? Precisa ter cuidado ao carregar para não viciá-la?

Bateria do carro elétrico tem vida útil que diminui com o tempo? — Foto: André Schaun

Tanto as baterias de veículos elétricos quanto as de celulares com íons de lítio não sofrem do efeito memória que afetava as baterias de níquel-cádmio, fazendo com que “viciassem”. O efeito memória é uma condição na qual baterias recarregáveis perdem sua capacidade máxima de energia quando são repetidamente recarregadas após serem parcialmente descarregadas. Com as baterias de íons de lítio, esse problema é praticamente inexistente.

Motores elétricos são mais eficientes do que os a combustão. — Foto: Divulgação

Veículos elétricos e híbridos ainda são equipados com sistemas de gerenciamento de bateria avançados, que otimizam o processo de carregamento, protegem a bateria contra sobrecarga, controlam a temperatura e gerenciam a saúde da bateria durante toda a sua vida útil. Esses sistemas são muito mais sofisticados do que aqueles encontrados em dispositivos portáteis como celulares.

2) Três práticas para maximizar a vida útil das baterias de um veículo elétrico:

Dicas simples podem aumentar a durabilidade da bateria — Foto: Renato Durães

1. Evitar descargas profundas (abaixo de 20%) e manter a bateria com uma carga razoavelmente alta pode ser benéfico para sua longevidade.

2- Cuidado com temperaturas extremas. Tanto o calor quanto o frio excessivos podem afetar adversamente a saúde da bateria. O ideal é carregar o veículo em temperaturas moderadas, quando possível, e utilizar o pré-condicionamento da bateria se o veículo estiver equipado com essa função.

3- Manter a bateria carregada a 100% por muito tempo pode ser um fator “estressante” e acelerar a degradação da peça. Muitos veículos oferecem configurações para limitar o nível de carga máxima por esse motivo.

3) Como funciona a manutenção de um motor elétrico?

Manutenção dos carros elétricos é mais simples do que você imagina — Foto: Autoesporte

Mesmo sendo menos complexos e menos exigentes de manutenção em comparação com motores a combustão interna, os motores elétricos não estão isentos de manutenção. Em uma primeira revisão do carro, há verificação de desgaste de cabos e conexões, de sinais de superaquecimento e danos externos. Também são checadas as conexões elétricas, que podem se soltar devido a vibrações ou mudanças de temperatura.

Motores elétricos necessitam de lubrificação para garantir a operação suave e reduzir o desgaste. Embora a substituição do fluido seja menos frequente que nos carros a combustão, é importante fazer verificações e substituições periódicas. Outra checagem deve ser no nível do líquido de arrefecimento, a fim de procurar vazamentos e garantir que o sistema de bombeamento esteja funcionando corretamente. Por fim, é preciso medir correntetensão e resistência, que podem ajudar a identificar problemas elétricos.

Motores elétricos são mais eficientes do que os a combustão. A eficiência energética de um elétrico pode ultrapassar 90%, enquanto um a combustão interna geralmente opera com eficiência entre 20% e 30%. Essa maior eficiência também contribui para uma menor geração de calor, reduzindo o estresse nos componentes do motor.

4) Posso recarregar o carro elétrico na tomada de casa? Quais cuidados devo ter para manter a eficiência da bateria?

É importante verificar o estado da rede elétrica — Foto: Renato Durães

É possível carregar qualquer carro elétrico na tomada de casa. Mas, antes, é importante verificar se a instalação elétrica está em bom estado e é capaz de suportar a carga adicional de longa duração. Recomenda-se a consulta com um eletricista qualificado e, se necessário, atualizar a fiação ou o disjuntor para que eles possam lidar com a corrente adicional sem superaquecimento.

1. Muitas marcas recomendam evitar carregar a bateria até 100% para maximizar sua vida útil, especialmente se você não precisar da autonomia completa diariamente.

2. Fique atento ao processo de carregamento, principalmente nas primeiras vezes, para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. Algumas tomadas ou circuitos podem não ser adequados para o carregamento contínuo de longa duração, podendo superaquecer.

3. Utilize sempre o cabo de carregamento original ou outro que seja certificado e compatível com o seu carro. Evite usar extensões ou adaptadores não certificados, por riscos de segurança.

5) Carregar um elétrico sempre em carregadores rápidos (DC) prejudica a integridade da bateria?

Saiba o que é verdade e mentira sobre os carregamentos DC — Foto: Divulgação

uso frequente de carregamento rápido DC pode acelerar a degradação da bateria ao longo do tempo, devido ao calor adicional gerado pelo processo de recarga rápida. As baterias de íons de lítio são particularmente sensíveis a altas temperaturas, o que pode afetar sua capacidade e vida útil.

6) A autonomia de um carro elétrico varia de acordo com a temperatura ambiente?

Temperaturas extremas podem causar estresse no sistema — Foto: Renato Durães

Sim. Em temperaturas altas, a bateria pode sofrer estresse térmico, o que potencialmente acelera a degradação química e física das células. E, aí, fornece menos energia, o que diminui a autonomia do veículo.

Além disso, uma parte significativa da energia da bateria é usada para aquecer tanto a própria bateria (para mantê-la na temperatura operacional ideal) quanto a cabine do veículo, o que também reduz a autonomia. Para melhorar o aproveitamento da energia, seguem algumas dicas:

1. Muitos carros elétricos permitem que você climatize a cabine enquanto o carro ainda está conectado à fonte de energia. Isso reduz a demanda de energia da bateria quando você começa a dirigir.

2. Programar a recarga para que a bateria atinja a carga completa pouco antes de você usar o veículo pode ajudar a garantir que a bateria opere mais tempo na temperatura ideal.

3. Sempre que possível, estacione o veículo em garagens cobertas ou em locais com sombra e temperatura mais amena, a fim de minimizar a exposição do carro a temperaturas extremas.

4. Utilizar o sistema de climatização de forma moderada pode ajudar a conservar a energia. O ar-condicionado demanda certa energia para deixar o ambiente gelado. Quanto mais forte, mais energia.

7) O seguro de carro elétrico custa mais caro?

Seguro do elétrico nem sempre é mais caro — Foto: Divulgação

Outro ponto importante na aquisição de um veículo elétrico é o seguro. É diferente de carro a combustão? É mais caro? Segundo Marcia Camacho, diretora de operações da Minuto Seguros, a resposta, na verdade, é não.

“Não é porque um carro é elétrico que vai ser mais caro ou mais barato. A experiência individual de cada seguradora em relação ao modelo é que vai determinar a tarifa do seguro. Então, [o mercado] segue o mesmo padrão de carros a combustão para precificar”, comenda a especialista.

A executiva aponta, contudo, que, além de coberturas tradicionais básicas (colisões, roubos e acidentes, por exemplo), os proprietários de carros elétricos podem ter serviços exclusivos em suas apólices. Os diferenciais estão na cobertura em casos de furtos, reparos e empréstimos de cabos de carregamento, socorros em situações de falta de carga, oficinas especializadas para reparos e pontos de recarga gratuitos.

Assim, o valor final depende do tipo de plano escolhido pelo dono do automóvel e da empresa responsável pelo serviço. Em alguns casos, aliás, atendimentos específicos podem ser cobrados como adicionais. Além disso, nem todos os benefícios estarão disponíveis em todas as localidades do Brasil.

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