Que o Brasil será um celeiro de novas tecnologias e de investimento em sustentabilidade, já sabemos. Nesta linha, já é possível afirmar que o uso de veículos por assinatura, que naturalmente tira muitos carros da rua, está consolidado no país. De acordo com a ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), o serviço cresceu 16,4% de janeiro a setembro deste ano. Em comparação com dezembro de 2021, quando contava com cerca de 91 mil veículos assinados, em setembro de 2022 esse total saltou para 106 mil automóveis.
Agora esse setor dá um novo passo no país, evoluindo para a nano locação. Diferentemente dos serviços tradicionais de aluguel de veículos, este conceito de assinatura, disponibiliza para o cliente a possibilidade de utilizar o veículo apenas por um determinado trajeto, e pelo tempo que precisar. Ele se diferencia, também, do já conhecido “carsharing”, pois tem um conceito mais próximo da realidade do usuário, com a possibilidade da locação por menos tempo e sem a complicação do modelo tradicional.
Um dos principais parceiros e provavelmente investidores no serviço de nano locação de veículos, são as montadoras. Muito porque, este serviço abre diversas possibilidades de validar modelos de negócios digitais. Por exemplo, ao oferecer para seus clientes a nano locação de seus modelos, permitem que eles possam passar um tempo maior com o carro, do que num test drive comum.
Além disso, é uma excelente oportunidade de oferecer experimentação de novos modelos aos usuários, principalmente de veículos que eles geralmente não teriam acesso, como os eletrificados. Podendo ser uma maneira de se ter “um olho no peixe e outro no gato”, visto que, a maioria delas têm como compromisso até 2025, chegar a 100% da produção com carros deste modelo. Ou seja, a nano locação, além de gerar a prometida experimentação, pode influenciar positivamente no processo de compra, além de gerar receita para elas. Um grande exemplo é a recém lançada FLOU, serviço de nano locação que está já nasceu gigante com Stellantis (Peugeot e Fiat), BMW e Jaguar Land Rover. Agora os usuários podem pagar a partir de 0,19 centavos por minuto e ter uma experiência elétrica com o novo Peugeot e-2008, ou até um luxuoso Jaguar i-pace que estreia em Fevereiro de 2023.
Ao apostar em parcerias com startups focadas em nano locação digital para seus modelos elétricos, as montadoras estão se resguardando de perder novos clientes. Veja o que está acontecendo com a Honda e com a Toyota. De acordo com pesquisa realizada pela S&P Global Mobility, elas estão entre as montadoras que menos oferecem opções de carros elétricos, e em função disso, clientes tradicionais dessas marcas estão migrando para outras concorrentes, como Tesla, Jaguar, Peugeot e Hyundai, que investem pesado nos elétricos globalmente.
Não é difícil perceber, que a nano locação em pouco tempo, será um dos modelos de “aluguel/assinatura” de veículos mais popular no nosso país. E, ao ter as montadoras como prováveis parceiras, irão ajudar demais a difundir o conceito de nova mobilidade ESG, e, ainda, no desenvolvimento sustentável do setor automotivo.
FONTE: MOBILIDADE SAMPA