spot_img
InícioTrânsitoPreciso dar passagem na pista da esquerda se eu já estiver no...

Preciso dar passagem na pista da esquerda se eu já estiver no limite de velocidade da estrada?

Um erro justifica o outro? Entenda o que diz o Código de Trânsito Brasileiro

Imagine que você está dirigindo na pista da esquerda e na velocidade máxima permitida na via. No entanto, um outro motorista está mais rápido, atrás de você, e quer fazer a ultrapassagem. Será que você precisa dar passagem para não ser multado ou pode continuar no mesmo lugar?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitado, é considerado infração média. Nesses casos, a penalidade é multa de R$ 130,16 e quatro pontos são adicionados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.

Por outro lado, se o veículo que estiver pedindo passagem for de emergência e estiver com sirene e luzes acionadas, como caminhões de bombeiros, ambulância ou carros da polícia, por exemplo, a infração se torna gravíssima. O que muda? O valor da multa sobe para R$ 293,47 e o número de pontos aumenta para sete.

Isso acontece porque, entre as normas gerais de circulação e conduta, está escrito que “todo condutor, ao perceber que outro que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, se estiver circulando pela faixa da esquerda, deverá deslocar-se para a faixa da direita ou, se estiver circulando pelas demais faixas, manter-se naquela na qual está circulando”.

Segundo o Ministério das Cidades, do Governo Federal, a regra é clara: “Aquele que vem acima da velocidade da via na faixa da esquerda comete infração de trânsito, mas aquele que trafega à sua frente não pode impedi-lo de passar, pois pode estar colocando-se em risco de acidente e, também, não se sabe as circunstâncias que levam aquele veículo a andar acima da velocidade da via. Assim, um erro não justifica o outro”.

Notícias mais lidas