Os analistas afirmam que, entre as empresas de locação, a Localiza deve sentir os maiores efeitos do fechamento das fábricas da Ford, seguida pela Unidas
A decisão da montadora americana Ford de encerrar a fabricação de veículos no Brasil deve ter um impacto negativo no mercado de locação de veículos, uma vez que a redução da produção local e da capacidade ociosa da indústria pode reduzir o poder das locadoras na compra de carros novos. A avaliação é do banco Credit Suisse.
Em relatório, os analistas afirmam que, entre as empresas de locação, a Localiza deve sentir os maiores efeitos do fechamento das fábricas da Ford, seguida pela Unidas. Para chegar à conclusão, os profissionais analisaram a composição da frota de cada uma das companhias a partir dos carros usados à venda.
Conforme o Credit, cerca de 14% da frota atual da Localiza viria atualmente da Ford. No caso da Unidas, a participação é um pouco menor, de 12%. No lado oposto, apenas 0,5% da frota da Movida é composta por veículos da americana.
A Ford informou ontem a decisão de sair do Brasil, fechando suas três fábricas. Como destacam os analistas, a empresa não é a primeira montadora a fazer isso recentemente. Em dezembro, a Mercedes-Benz encerrou sua operação no país, fechando uma fábrica em São Paulo.
O impacto na produção, no caso da Ford, é significativamente maior, já que 7,4% dos carros produzidos no país no ano passado são da marca. A produção da Mercedes-Benz, no mesmo período, representou 0,4% do total nacional.
Por Rita Azevedo
Fonte: Valor Investe