Modal revolucionário sobrevive aos séculos, segue alterando costumes e ganhando mais adeptos ao longo do tempo
Como invenção do século XIX, a bicicleta já vivenciou muitas fases em sociedades do mundo todo: elas nasceram na era industrial, atingiram seu auge de vendas no século XX e queda com a popularização dos automóveis e foram fundamentais nos movimentos de emancipação feminina.
Atualmente, receberam o status de símbolos da mobilidade verde, consciente e não poluente. A seguir, listamos algumas curiosidades deste que é o meio de transporte mais eficiente do mundo, tanto em relação ao nível de energia consumida por quilômetro, como no tempo despendido no trânsito para quem pedala. Confira!
Bike de madeira
O primeiro modelo construído de uma bicicleta data de 1817, e tem autoria do barão alemão Karl Von Drais (1785-1851). O equipamento era muito diferente do que temos hoje: era feito de madeira e funcionava com o impulso dos pés no chão. Ou seja, não havia pedais, como em alguns equipamentos infantis que existem hoje e, por isso, ela também era chamada de ‘cavalinho de pau’.
Surgimento das ciclovias
Em 1862, em Paris, foram criados caminhos especiais nos parques para os velocípedes, como eram chamadas as bicicletas daquela época. O objetivo era que as bikes não se misturassem com charretes e carroças, por uma questão de segurança. Embora fossem bem diferentes do que conhecemos hoje, essas vias segregadas acabaram dando origem às ciclovias.
Gigabike
A maior bicicleta do mundo foi construída por um grupo de amigos holandeses em 2021. Ela tem cerca de 35 metros de comprimento e entrou para o livro de recordes do mundo, o Guinness World Records. Assim como uma bicicleta comum, a versão gigante também possui apenas duas rodas: a frontal é uma roda de moto, mais robusta que a de uma bike, e a traseira é de metal e mais larga, para ajudar no equilíbrio.
Bike park
Na Holanda, país com uma relação muito forte com as duas rodas, que se localiza o que é considerado o maior estacionamento de bicicletas do mundo. Com três andares, ele fica abaixo da estação de trem de Ultrecht e acomoda até 12.656 mil equipamentos.
Além do estacionamento, o complexo possui serviço de aluguel de bikes e oficina para reparos que o ciclista pode percorrer pedalando. Para estacionar, são usados os mesmos bilhetes do transporte público.
Na luta, com uma bike
No final do século XIX, na luta por direitos como o voto, propriedade, entre outros, as bicicletas desempenharam um papel fundamental, simbolizando liberdade nos deslocamentos das mulheres.
Com as primeiras pedaladas veio a necessidade de mudanças no guarda-roupas: os vestidos volumosos foram trocados por peças mais leves e justas, como os spencers e as calças bloomer. Mesmo com muita resistência e críticas, a imagem da mulher em uma bike ficou associada à luta por uma sociedade mais igualitária.
1 em cada 3 pessoas
Mais de 100 milhões de pessoas na China andam regularmente de bicicleta ou usam bicicletas como meio de transporte atualmente, de acordo com a Associação de Bicicletas da China. Estima-se que o País, que é o segundo mais populoso do mundo – em abril a Índia assumiu a liderança – tenha mais de meio bilhão de bikes, número equivalente a 37.2% da população chinesa (que é de 1,425 bilhão de pessoas).
Fonte: Mobilidade – Estadão