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Controle de estabilidade: como funciona o item obrigatório em carros novos

Equipamento ajuda o motorista a controlar o veículo mesmo em mudanças bruscas de direção

Todos os carros vendidos no Brasil a partir de 1º de janeiro deste ano têm uma coisa em comum: todos eles possuem controle de estabilidade. O equipamento passou a ser obrigatório em 100% da produção de veículos cujos projetos tenham recebido o código de marca, modelo e versão antes de 1º de janeiro de 2020.

O equipamento impede que o motorista perca o controle do carro em situações de risco, como curvas fechadas, desvios bruscos de rota e pisos escorregadios. O controle de estabilidade consegue identificar se o movimento feito pelo motorista corresponde à direção real em que o veículo está se movendo. Se ele detecta que o condutor vira o volante para o lado contrário ao que o carro está indo, entra em ação.

Uma central eletrônica lê dados enviados por sensores que calculam a velocidade das rodas e a inclinação da direção. Quando algum dos diversos sensores do ESC entende que há algum risco, o sistema pode cortar a aceleração do motor e frear uma ou mais rodas individualmente. Isso pode impedir que o carro rode em uma curva, por exemplo.

Hardware do controle de estabilidade dentro de um carro (Foto: Divulgação/Bosch)

Destacamos “pode” porque, por mais eficiente que o controle de estabilidade seja eficiente, ele não supera as leis da física. Se você entrar rápido de mais em uma curva, não haverá ESC capaz de impedir um acidente, potencialmente grave. Para funcionar o controle de estabilidade precisa que haja um mínimo de aderência entre os pneus e o solo. Se você ultrapassar esses limites, o ESC pouco poderá fazer para corrigir a rota do veículo.

Em outro exemplo de funcionamento do equipamento, vamos supor que seu carro esteja passando por um cruzamento e, subitamente, outro carro aparece em sua trajetória e você precise desviar. Você vira o volante para a esquerda, mas não é suficiente para desviar do obstáculo.

Sem o controle de estabilidade, o carro não vai obedecer e há risco de acidente. O ESC impede isso ao frear a roda traseira esquerda e, dessa maneira, alterar a trajetória do veículo.

O controle de estabilidade altera a trajetória do veículo e evita acidentes — Foto: Foto: Divulgação

Ou seja, ele muda o caminho do carro freando uma roda de maneira a manter o rumo pretendido. E tudo isso automaticamente! Além disso, o dispositivo pode diminuir a aceleração do motor.

Em pisos escorregadios, como uma ladeira em parelelepípedo molhado, o ESC freia uma ou duas rodas para trazer atrito suficiente para que o carro consiga subir.

Além do controle de estabilidade, outros itens se tornaram obrigatórios em 2024. Entre eles está o DRL, luz de rodagem diurna, aquele filete que fica aceso o tempo todo no carro, mesmo com os faróis apagados. Outra obrigatoriedade é o repetidor de seta lateral. Normalmente no retrovisor ou no para-lamas dianteiro, é a lâmpada que pisca junto com a seta.

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